Tomates Verdes serão Fritos!

O termo “comer com os olhos” é – segundo me consta – uma referência ao ato de ofertar banquetes aos deuses em templos desde tempos remotos, já que as divindades teriam que se “servir” sem tocar as oferendas.

Acho incrível o poder que a imagem, em especial de alimentos, tem sobre nosso âmago. Associamos cores, formas e densidade ao tipo de prazer que nos proporcionarão. Acho que todo publicitário e fotógrafo gastronômico sabe muito bem captar o melhor ângulo e aumentar o desejo de consumo. Prova disso são os tão contestáveis banners e folders de qualquer fast food.

Na feira hoje fui além, vi unidades lindíssimas numa banca de tomates em estado não lá muito natural: sempre prefiro os mais clarinhos e duros, que além de durarem mais me dão melhor salada. Os que vi e encheram meus olhos eram verdes e tomada pela coragem decidi que farei a receita do Fried Green Tomatoes, nada mais e nada menos do que o filme da década de 90 cuja tradução é Tomates Verdes Fritos.

Perguntei ao meu companheiro se ele já tinha assistido e ele riu. Achou o título engraçado. Quando fui explicar a sinopse – sem dar lá muitos detalhes – falei sobre o prato servido em um café. A confusão aumentou, aí resumi porcamente para “um filme que fala da amizade entre mulheres, seguindo linhas temporais distintas e que tem essa receita”.

Terminamos de assistir agora há pouco e foi fantástico, em especial por quê apesar de ser um filme longo – e especialmente para um homem jovem louco para jogar seu DoTA – e um tanto cansativo.

Logo farei a receita, empolgada e guiada pelo desejo de reproduzir não só a culinária do Alabama, mas esperançosa de que os laços de amor sempre se estreitem.

Deixe um comentário